terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Técnica do como se....

Tem dias em que já acordamos com baixa energia, sentindo desânimo e parece que as coisas durante o resto do dia não “andam”. Pode-se tentar a técnica comportamental do como se.

Esta técnica consiste em “instruir-se a agir numa situação ‘como se’ fosse verdadeira. Por exemplo, agir ‘como se não estivesse ansioso’. Esta técnica, além de reduzir o nível de ansiedade do paciente, também pode ajudá-lo a aumentar a sua autoconfiança. Há vários métodos de emprego desta técnica: (1) desenvolvendo imagens: o paciente descreve como gostaria de agir se não se sentisse ansioso e observa como as outras pessoas atuam; (2) visualizando imagens: o paciente pode se imaginar como se não estivesse ansioso; (3) representação de papéis: o paciente pode praticar agir sem ansiedade com o terapeuta. Se ele sentir alguma ansiedade enquanto visualizar estas cenas, deverá repetir a visualização até que a ansiedade diminua” (Rangé, 1995: 298).

Diversas aplicações da técnica são possíveis. Como seria uma dia cheio de energia? Como você se movimentaria? Quais atividades faria? O que diria para as pessoas ao seu redor? Fazer um pequeno experimento não custa nada. Passe dez minutos imaginando você mesmo em atividades energizantes, agindo de um modo cheio de energia e verifique se seus sentimentos irão se modificar. É necessário que a visualização seja o mais rica em detalhes. Deve-se imaginar a textura, o tom de voz, os cheiros, as cores, os detalhes dos objetos.
Achou que praticar esta técnica é uma forma de falsidade e que não se deve agir ou pensar justamente no contrário daquilo que se está sentindo? Este é o tema da próxima postagem. Até lá!

Rangé, B.P. (org) (1995) Psicoterapia comportamental e cognitiva de transtornos psiquiátricos. . Campinas: Editorial Psy.

Um comentário: